PEOPLEANALYTICS
Saiba por que o People Analytics é tão fundamental para transformar uma área mais estratégica para a empresa.

O QUE É O PEOPLE ANALYTICS?

People Analytics nada mais é do que um novo termo para a mesma ideia de cruzar dados de fontes diversas, porém agora aplicado para sustentar decisões estratégicas sobre pessoas, ou seja, é uma análise de dados aplicada à gestão de pessoas. Ele nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre a gestão de pessoas e ganhou a atenção dos profissionais de recursos humanos.

Por muitos anos líderes de RH, e de negócio, vem investindo em sistema de RH e não estão contentes com os resultados atingidos, mas o People Analytics está mudando o foco do RH para um foco no próprio negócio e tem mudado esta percepção. É importante você entender que o People Analytics não é uma ferramenta, mas o uso de uma metodologia para guia-lo e ajuda-lo a analisar dados sobre pessoas.

POR QUE O PEOPLE ANALYTICS É IMPORTANTE?

O People Analytics é o reconhecimento de que os colaboradores são o bem mais valioso de uma empresa e que, portanto, é necessário mensurar para entender o que os torna engajados, produtivos e felizes no ambiente de trabalho. O People Analytics tem se tornado mais importante a cada dia.

Inicialmente ele era uma disciplina técnica limitada a especialistas em dados, agora é considerado uma disciplina de negócio, que apoia desde a operação, a gestão, o recrutamento e seleção, até a performance financeira. O desafio atual, porém, é tirar proveito desses dados.

A pesquisa de capital humano da Deloitte de 2017 aponta que somente 8% das organizações reportam ter dados úteis, apenas 9% acreditam que possuem um bom entendimento de quais dimensões de talento conduzem a performance em sua organização e apenas 15% têm amplamente implantado indicadores de RH e de desempenho para gestores. Estes são percentuais surpreendentemente baixos para um público que deseja cada vez mais ter um RH mais estratégico. O People Analytics vem para mudar este cenário e ajudar o RH a levar informações mais relevantes sobre a gestão de pessoas para seu CEO.

COMO IMPLANTAR O PEOPLE ANALYTICS?

1 - Responda a uma questão crítica do negócio

Comece por um velho problema. Você tem que primeiro encontrar um modelo que seja relativamente fácil de medir. Procure olhar para uma área da empresa, por exemplo, uma que esteja com um turnover alto, ou com problemas de produtividade, e concentre seus estudos nela. Não se esqueça de que é fundamental concentrar-se no que realmente importa para sua empresa. Se você não estiver respondendo a uma pergunta de negócios realmente crítica, então é porque não vale a pena investir nisto.


2 - Explore os dados que você já tem

É provável que algumas métricas já sejam fornecidas pelo sistema de gestão de pessoas que você utiliza, ou mesmo, pelos indicadores em suas planilhas Excel. Se os seus dados não são bons o suficiente para o trabalho, não desanime. Inicie com o que você já tem e mantenha-se adicionando mais dados.


3 - Envolva seu fornecedor de sistema de RH

Se você acredita que não tenha os recursos internos para fazer um People Analytics, então não passe por isso sozinho. Se aproxime do seu fornecedor de RH e o envolva em seu projeto. Ele poderá te mostrar como interpretar as informações que você não consegue. Você trabalha com RH e está habituado a avaliar pessoas e não gráficos e números.


4 - Compartilhe os resultados

O processo de People Analytics mostra que pequenas mudanças podem ter um impacto gigantesco, sem custar quase nada para implementar. É necessário transformar ideias em ação. Eu ouço de muitos gestores em meus clientes que muitas vezes o RH fornece insights, mas não toma ações. Por isso, é importante continuar essa jornada e estar envolvido na implementação, sem esquecer-se de medir os resultados para realimentar e calibrar seu processo de modelagem de cenários do People Analytics.

COMO UM SISTEMA DE RH PODE AJUDA-LO COM O PROCESSO DE PEOPLE ANALYTICS?

Um ótimo sistema de RH, especializado em gestão de pessoas, ajudará você a conduzir melhor seu processo de tomada de decisão estratégica sobre pessoas, permitindo decisões mais rápidas e melhor fundamentadas em fatos do que somente em “feeling”. 

As análises serão tão boas quanto mais confiáveis forem os dados fornecidos para análise. Um sistema de RH, tal como o Join RH da Linked RH, ajudará você a coletar e organizar todas as informações de uma forma útil para seu Big Data no RH e para as análises mais comuns do People Analytics, e quando chegar o momento você poderá utilizar estes dados para análises preditivas. 

O sistema Join RH pode ajudá-lo a alcançar um alto nível de maturidade de aplicação do People Analytics e com a ajuda da Linked RH você poderá modelar cenários alcançando o nível mais sofisticado.

O que tudo isso gera para sua empresa? Um sistema de RH que incorpora análises de People Analytics aumentará sua eficiência operacional, ajudará você a obter maior engajamento dos líderes, trará maior agilidade e guiará sua empresa para ter um RH mais estratégico.

LEVE TODO O CONTEÚDO DE PEOPLE ANALYTICS PARA SEU EVENTO!

Palestra de People Analytics com:

Ricardo Vignotto Lopez

- Fundador e CEO da Linked RH
- Criador do software Join RH
- Mais de 20 anos de experiência com gestão de pessoas
- Consultor para líderes em gestão de pessoas
- Mestre em Business Intelligence para gestão de pessoas pela PUC



Entre em contato

Artigos

Contato

Entre em contato para solicitar a palestra de People Analytics